5 lições do livro Mostre o Seu Trabalho sobre Marketing de Conteúdo no digital
Mostre o seu trabalho — 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto Austin Kleon
Uma marca investir no digital deixou de ser um diferencial há muito tempo. É requisito básico, e digo mais: independente de qual seja a sua área de atuação.
“Pode soar um pouco extremo, porém, hoje em dia, se o seu trabalho não estiver online, ele não existe. Todos nós temos a oportunidade de usar nossa voz para nós expressar, mas vários de nós a desperdiçamos. Se quer que as pessoas saibam o que você faz e o que lhe interessa, precisa dividir com elas”. Austin Kleon
Mas, como fazer com que a sua marca não seja apenas mais uma no meio de tantas outras? Como engajar, sem interromper? De que forma alcançar o tão desejado “thumb stop”, ou seja, fazer com que as pessoas certas pra você parem de passar insanamente seus feeds e se interessem exatamente pelo seu conteúdo? Como fazer com que se interessem por você?
Algo que sempre levo em consideração na hora de criar um conteúdo é o bom e velho "se colocar no lugar do outro". Você gostaria de ler o que você está escrevendo? Você se interessaria pelo conteúdo que está colocando pro mundo? Há quem diga que tempo é dinheiro, então seria um gasto ou investimento?
Uma coisa é fato. Se por um lado estamos saturados de conteúdo e informações, por outro, filtramos aquilo que mais nos interessa. Não é assim que funciona pra você?
Você segue o Instagram de uma marca porque quer ver mais fotos como aquela primeira que viu, você assina uma newsletter e não manda aquele e-mail direto pro spam porque curte ler aquilo, você acessa um blog porque sabe o que vai encontrar por lá toda vez que voltar, você compra um livro do mesmo autor porque já sabe o que esperar dele (como no meu caso, que comprei o Roube Como um Artista do Austin Kleon e agora comprei o Mostre o seu trabalho, sem nem pensar duas vezes).
Enfim, percebi que o livro, Mostre o seu trabalho, tem tudo a ver sobre trabalhar com marketing digital atualmente. A grande sacada pra conquistar a atenção e até mesmo o bolso dos clientes hoje é: mostrar o seu trabalho na internet para atrair, gerar identificação através dele e criar empatia com a sua audiência para engajar. Tocar o ❤
O próximo passo? converter, seja em relacionamento ou em vendas. Mas pra chegar no final desse caminho é preciso antes de tudo, muito trabalho, é preciso REPERTÓRIO. E isso Austin ensina muito bem!
Hoje trago 5 lições do livro Mostre o Seu Trabalho sobre Marketing de Conteúdo no digital!
São elas:
#1 Encontre uma cena
Pense quantas pessoas da mesma área que você estão fazendo mais do mesmo na internet? Agora pense quantas pessoas estão criando algo diferente? Quantos dos seus concorrentes estão criando um conteúdo realmente relevante e que engaje o seu público? Eu imagino que dê pra contar nos dedos. A dica do livro nesse caso é: ache uma cena, talvez você já esteja nela, (talvez ela esteja de baixo dos seus olhos) e preste atenção no que os outros estão compartilhando e então comece a reparar no que NÃO estão compartilhando e PREENCHA esse vazio. Divida o que ama, com a sua própria voz e irá atrair as pessoas certas (não precisa sair imitando quem já está dando certo), seja simples mas, verdadeiro.
Seja aberto e honesto em relação ao que gosta, porque isso atrairá pessoas que gostam dessas coisas também.
Dica: você nunca vai saber o que vai fazer algum conteúdo viralizar e você se tornar conhecido. Um exemplo: a Youtuber Jout Jout, tinha um monte de vídeos no seu canal, mas só se tornou nacionalmente conhecida a partir do vídeo não tira o batom vermelho, e mais recentemente, o vídeo A Falta que a falta faz , que a fez ganhar mais 100 mil seguidores. O mais importante aqui é: achar uma cena para sua marca e, principalmente, manter a constância. Que é o assunto do próximo tópico!
#2 Compartilhe um pouco todos os dias
O sucesso da noite para o dia é um mito. A fórmula mágica é manter o seu fluxo contínuo, ou seja, produzir conteúdos e estoques duráveis, aqueles que são tão interessantes hoje como daqui a 2 meses ou 2 anos para que as pessoas possam descobrir através das pesquisas (o Google que nos diga!).
Para Austin, sucesso é aquilo que se espalha devagar e sempre, criando fãs ao longo do tempo.
E o mais incrível: o formato como você compartilha não é exatamente o que mais importa, pode ser um blog, um Instagram com fotos, um canal no Youtube, e-mail, ou seja, o importante é a consistência, a repetição, e claro, a relevância daquele determinado conteúdo para o seu público.
Dica: conteúdo>formato!!!
#3 Ensine o que você sabe
A melhor maneira de começar o caminho para mostrar o seu trabalho é pensar no que você gostaria de aprender e se comprometer a mostrar esse aprendizado na frente dos outros.
Lembrando sempre que:
- Ensinar não significa competir;
- Ensinar não diminui o valor do que você faz, pelo contrário, aumenta;
- Quando você ensina alguém, você está gerando mais interesse para o seu trabalho. (!!!!!)
Dica: No minuto em que você aprender alguma coisa, olhe para o lado e ensine aos outros. Austin diz: "Torne as pessoas melhores em algo que elas querem melhorar". Para ser bom no que você faz essa é a única maneira de se tornar influente e fazer contatos!
#4 Mostre os bastidores
Em qualquer área, em qualquer trabalho, existe um processo para chegar no resultado final. E você pode, de forma transparente e próxima, mostrar cada passo disso ao seu público. Para Austin, partilhar seu processo no dia a dia, as coisas que realmente importam, ajuda a formar uma conexão especial com o público. Mas você pode se perguntar, "porque as pessoas vão querer saber?" e o autor explica: os seres humanos se interessam por outros seres humanos, pelo que eles fazem e querem de alguma forma, fazer parte da criação.
“Mas a área da minha empresa é difícil, é diferente, não tem sobre o que falar” — eles disseram.
Imagine quanta coisa acontece dentro das “4 paredes” de uma empresa! Não precisa nem ser em um ano, mas em apenas 24 horas. Agora conte quantas pessoas trabalham dentro dela, some suas bagagens, histórias, currículos, aprendizados. Pense no que a empresa faz, seu produto/serviço e cada processo, trabalho, suor depositado pra chegar no resultado final. Quanto CONHECIMENTO está em cada parte do que consiste uma empresa.
Dica: use isso a favor da sua marca!
#5 Conte boas histórias
Palavras importam. E nosso trabalho não fala por si mesmo. Segundo o autor, as histórias que você conta sobre o trabalho que faz têm um efeito enorme em como as pessoas sentem e entendem o seu trabalho, o que afeta diretamente como dão valor a ele. A vantagem de contar histórias é tornar o complexo tangível, inspirar e oferecer acesso.
A dica do autor é: "Suas histórias ficarão melhores quanto mais você falar delas".
Por fim, deixo aqui mais uma reflexão do livro, a última, mas não menos importante na hora de produzir conteúdo:
"Poste como se todo mundo que ler tivesse o poder de demiti-lo".