Alguém 9,8x mais influente do que
o influenciador
Você sabe qual é o conteúdo mais poderoso do marketing digital do momento?
Há um tempo atrás estava no meu ócio criativo de rolar feed e assistir stories do Instagram e me deparei com um post de uma conhecida sobre uma nova marca de cuca (que pra quem não sabe, é uma iguaria de origem alemã — parecida com um bolo), essa em especial tinha o sabor de Nutella com nozes, mas também oferecia a opção de você criar seus próprios recheios 🤤
Ver duas vezes aquela comida foi suficiente pra me gerar curiosidade e vontade de provar a novidade, com uma cara deliciosa e bem recomendado pela pessoa que eu seguia. Dias depois, comentei com meus colegas e encomendamos. "De onde essa cuca?" perguntaram. "Fui influenciada digitalmente por uma conhecida" respondi.
Essa é uma história real. Apenas um de tantos produtos/serviços que venho consumindo, porque alguém indicou/comentou/postou/falou sobre.
E esse não é um caso isolado. Garanto que enquanto você lia o texto, com certeza lembrou de algo parecido que já aconteceu com você.
O bom e velho boca a boca você já conhece, mas você já ouviu falar de UGC?
O User generated content é nada mais que o conteúdo gerado pelo consumidor e pode parecer algo simples e óbvio pra você, mas mesmo assim, ele é o conteúdo mais poderoso do marketing digital do momento.
Em junho apresentei no post sobre o Futuro da internet a grande aposta de Mary Meeker para a aquisição de clientes: investir em recomendação de clientes satisfeitos, amplificar recomendações e histórias de consumidores.
E agora, um estudo da Stackla, fresquinho, sobre as perspectivas dos consumidores e profissionais de marketing sobre o conteúdo na era digital, vem comprovar que, cada vez mais, as pessoas levam em consideração e confiam em outras pessoas/clientes, para tomarem suas decisões: referenciando ou comprando um produto, serviço, ou experiência com uma marca. Aqui vão alguns dados do porque disso, baseados nos dados interessantes da pesquisa:
À medida que os consumidores continuam olhando as mídias sociais para descobrir produtos, estabelecer relacionamentos com marcas e tomar decisões de compra, experiências de conteúdo autênticas e personalizadas desempenham um papel cada vez mais papel importante (Stackla)
Autenticidade vende
90% dos consumidores dizem que a autenticidade é importante ao decidir quais marcas eles gostam e confiam (dado que aumentou esse ano: estava em 86% na pesquisa de 2017).
Mas não pode ser manjado, forçado ou encenado. A autenticidade verdadeira do cliente é a que vende. Os consumidores têm buscado conteúdos visuais envolventes e não produções engessadas para decidir em quais marcas confiar e decisões de compra tomar.
E sabe qual é o conteúdo mais autêntico hoje? Isso mesmo! O UGC (quando amigos, conhecidos, parentes e até desconhecidos publicam sobre uma marca).
O UGC é 9.8 x mais impactante que o conteúdo do influenciador (celebridade) para a tomada de decisão de compra. Além de mais impactante que as postagens da marca.
79% das pessoas dizem que o UGC afeta muito suas decisões de compra, mas apenas 13% disseram que o conteúdo da marca é impactante e 8% disseram que conteúdos que foram criados por influenciadores impactaria muito suas decisões de compra.
Alguns exemplos:
- 86% das pessoas se interessaram em viajar para um certo destino depois de ver fotos de amigos, família ou colegas;
- 57% das pessoas fizeram planos para jantar em um determinado restaurante com base em uma imagem ou vídeo postado por amigos, familiares ou colegas;
- 45% das pessoas dizem que conteúdos criados pelo consumidor são
mais influente em ajudá-las a decidir qual carro comprar.
Ah, e as marcas NÃO estão usando esses tipos de conteúdos mais relevantes! Para 51% dos consumidores menos da metade das marcas criam conteúdos que parecem autênticos. Banco de imagens também não ajudam (como você pode ver abaixo é o conteúdo que menos pessoas acham autêntico ¯\_(ツ)_/¯)
A solução? usar o conteúdo gerado pelo consumidor! E o consumidor QUER aparecer…51% dos consumidores disseram que teriam mais chances de continuar se envolvendo e COMPRANDO! de uma marca se ela compartilhasse sua foto, vídeo ou post de mídia social:
• 89% das pessoas publicariam uma experiência positiva no destino de viagem;
• 85% das pessoas publicariam sobre uma experiência positiva em restaurantes;
• 65% das pessoas publicariam sobre um produto de saúde ou beleza;
• 62% das pessoas publicariam sobre um carro novo.
Algumas conclusões interessantes da pesquisa:
- Marcas precisam mudar urgente a forma de fazer marketing se quiserem vender mais: apenas 13% das pessoas dizem que o conteúdo criado pela marca afeta suas decisões de compra.
- Autenticidade (através do conteúdo dos próprios clientes) + personalização + recursos visuais são os conteúdos mais procurados, autênticos e influentes em todos os setores! Fotos criadas pelo consumidor são 1,8 vezes mais propensas a interessar às pessoas em viagens do que imagens de uma celebridade ou influenciador social, por exemplo.
- Outro fator importante…Criar conteúdos personalizados para a audiência: 67% dos consumidores (73% da geração Z e 70% da geração Y) dizem que também é importante que as marcas forneçam uma experiência personalizada.
- O conteúdo gerado pelo consumidor tem grande potencial pois além de alimentar os canais da marca, gera confiança, lealdade e credibilidade pra marca de forma verdadeira. Prova social é o poder! Além disso, têm um imenso potencial para diminuir altos custos das marcas, mas, também traz um desafio de conteúdo e personalização: produzir conteúdos envolventes em uma frequência rápida.
- O UGC é incomparável com conteúdos de influenciadores/celebridades que muitas vezes são vistos como clientes artificiais da marca, que só publicam algo pois estão sendo pagos. Da mesma forma, a marca falando de si própria ou do seu produto somente para vender dá a impressão de estar enganando o consumidor.
- A pesquisa traz a reflexão sobre o que se deve fazer para alcançar o conteúdo gerado pelo consumidor. Acredito que a base está em entregar aquilo que promete, ter um bom produto/serviço, fazer um bom atendimento ao cliente para gerar credibilidade pra marca, e além disso, focar no pós-venda, que está fortemente relacionado à recomendação do cliente, a fidelização e lealdade que pode levar a essa indicação. A grande chave é fomentar ações para que o cliente engaje na divulgação da sua marca!
Quer ver a pesquisa completa? O link está no meu Canal do telegram:
https://t.me/tutinicolarp
Entre lá pra receber essa e outras novidades sobre Marketing Digital ❤