Como continuar produzindo conteúdos no distanciamento social
5 adaptações de marcas na pandemia
Adaptação: palavra que vem representando as ações de muitas marcas devido ao distanciamento social.
A comunicação não para! Então a hora é de reajustar campanhas e pensar em soluções e alternativas para manter a produção de conteúdos no online. O grande desafio agora é como fazer isso levantando a bandeira da prevenção, evitando aglomeração de pessoas e com a equipe em home office.
Afinal, de acordo com a pesquisa da Edelman esse é um ponto que interessa o novo consumidor: existe unanimidade nos mercados (90% globalmente) da expectativa de que as marcas façam tudo o que podem para proteger o bem-estar e a segurança financeira de seus funcionários e fornecedores, mesmo que isso signifique perdas financeiras substanciais até o fim da pandemia.
Sim, é preciso muita criatividade. Mas as soluções, salvo alguns casos, são mais simples do que parecem, já que vivemos tempos em que a transparência é muito valorizada.
Então trouxe aqui alguns exemplos interessantes que vi nos últimos dias:
1. Zara: modelos em casa
A solução da marca de roupas Zara pra lançar a nova coleção, foi enviar as roupas para modelos para que fizessem as sessões de fotos em suas próprias casas. Elas tiveram a ajuda de profissionais com quem já trabalharam para manter a linha editorial da marca. Segundo site, Zara garantiu que não houve qualquer contacto físico com as manequins. E assim, a marca segue vendendo suas roupas com entrega a domicílio. O resultado das fotos você vê no Instagram e site da marca.
2. GQ Magazine: dê uma câmera para o entrevistado
Criatividade em tempos de quarentena. A edição da revista GQ Magazine também seguiu a mesma ideia! Robert Pattinson, que foi a capa da edição de Junho/Julho, fotografou a si mesmo em sua casa em Londres, devido a quarentena. E o tema da entrevista? Uma expedição do isolamento, que você pode conferir aqui.
3. Amaro: modelo virtual
A Marca Amaro optou pela estratégia das pessoas virtuais, uma das tendências de 2020 apresentadas no Report da Bits to Brands.
A Mara, nova modelo virtual da marca de roupas diz chegar para “continuar mostrando todas as novidades da marca com imagens incríveis sem precisar fazer ninguém sair de casa para isso”. E acrescenta: “sou virtual mas adoro um bom lookinho”. Veja mais aqui no site.
Logo que o anúncio apareceu pra mim no Instagram, me chamou muito a atenção, não só por ser digital, mas pela roupa parecer muito real:
4. Havaianas: vídeos "caseiros"
A Campanha de Dia das Mães da Havaianas, foi feito com cenas de vídeos de pessoas reais, da própria empresa sem grandes produções. Você pode ver ele aqui.
5. Ivete: live de casa
"Live Leve intimista" foi o tema da transmissão ao vivo da Ivete Sangalo, um show ao vivo, diretamente da sua casa no Dia das Mães. Já a primeira edição teve como cenário a sala de casa da cantora que estava de pijama, contou com marido cozinhando no plano de fundo e participação do filho. A live foi patrocinada por marcas e teve o objetivo de arrecadar doações.
Ainda segundo a pesquisa da Edelman, 77% das pessoas afirmam esperar que as marcas falem sobre seus produtos de uma forma que demonstre que estão cientes da crise e do impacto na vida das pessoas.
A base de tudo é a adaptação e a transparência. Já que a expectativa do público não é de uma produção de hollywood, o foco é entregar a sua mensagem e se diferenciar!
Entre no meu Canal do Telegram Marketing Digital e outras casualidades para ver mais: https://t.me/tutinicolarp