Como o algoritmo funciona em 2021 (segundo o próprio Instagram)

@tutinicola
3 min readJun 14, 2021

"É difícil confiar no que você não entende. Queremos explicar melhor como o Instagram funciona"… assim começa o texto do Adam Mosseri, Head do Instagram que saiu nessa semana.

E ele continua: "existem muitos equívocos por aí" (Leia-se fake news ,como por exemplo, "Os 7% de alcance"), reconhecemos que podemos fazer mais para ajudar as pessoas a entender o que fazemos". 🤷🏻‍♀️

Fazia muito tempo que o Instagram não abria o jogo sobre isso, há algum tempo atrás postei no meu Instagram o que sabíamos até então sobre os pilares da entrega do algoritmo:

https://www.instagram.com/p/CN2l_a0M1kO

“Como o Instagram decide o que aparece primeiro para mim?”; “Por que algumas das minhas postagens têm mais visualizações do que outras?”; e “Como o Instagram decide o que me mostrar no Explorar?”. São dúvidas frequentes e que foram respondidas por ele aqui.

Vamos a um resumo dos principais tópicos aqui…

Não existe um algoritmo. Existem vários.

Esse foi um dos grandes esclarecimentos. Cada parte do aplicativo do Instagram — Feed, Explorar, Reels usam seu próprio algoritmo e classificam a entrega dos conteúdos com diferentes finalidades. O que a rede social procura fazer é que você se mantenha ali dentro e por isso tenta personalizar as entregas pra gerar o que eles chamam de "melhor experiência" pra cada um conforme seus interesses e comportamentos ali dentro.

"Feed e Stories são lugares onde as pessoas desejam ver o conteúdo de seus amigos e familiares, mas no explorar querem descobrir algo totalmente novo". By Adam Mosseri

Como funciona a entrega de conteúdo orgânica de cada um deles:

1. Feed e stories

A entrega é baseada em alguns sinais, como as informações do post, quando ele foi postado, se possui localização, a popularidade do conteúdo, se foi publicado por alguém que você interagiu bastante nas últimas semanas (seja através de stickers dos stories, mensagens inbox e claro, interação nos comentários) e no quanto aquela pessoa pode ser interessante para você a partir do seu comportamento e interesse lá dentro.

2. Explorar

O explorar foi projetado para descobrirmos coisas novas e por isso é feito principalmente a partir de conteúdos compartilháveis e recomendações. Para isso além de ele mostra conteúdos a partir de quais postagens você gostou, salvou, comentou e compartilhou no passado, faz isso também com base na popularidade e rapidez de engajamento de outras pessoas com aquele conteúdo.

3. Reels

O objetivo do Reels é entretenimento, priorizando conteúdos que são divertidos ou engraçados. Assim como Explorar, a maior parte do conteúdo entregue ali é de contas que você ainda não segue, com base na sua atividade e naquilo que o algoritmo entende ser relevante pra você a partir de seu histórico de interação, vídeos que você assistiu até o fim, vídeos que você assistiu com áudio ligado, além de vídeos com boa qualidade, sem marca d'água (como a do Tiktok, por exemplo) e sem questões políticas.

A lógica segue a mesma: a entrega depende muito da relevância do conteúdo e do comportamento e interação das pessoas com cada perfil. Para ter bons resultados, você precisa criar um conteúdo útil, compartilhável e de valor tendo como base um relacionamento duradouro com seus seguidores ❤

Fonte: https://about.instagram.com/blog/announcements/shedding-more-light-on-how-instagram-works

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

No responses yet