Douglas: ouro no engajamento
A rotina das Olimpíadas pelas lentes do atleta
Talvez há um mês atrás, grande parte das pessoas nem soubessem quem era Douglas Souza, mas hoje muita gente o segue.
O atleta da Seleção Brasileira de Vôlei foi de 260 mil seguidores na terça (20) pra 2 milhões de seguidores no sábado, 24 de julho…E se tornou o jogador de vôlei do mundo mais acompanhado no Instagram.
Ele simplesmente viralizou no Instagram diretamente de Tokyo e aqui vão alguns motivos pra isso ter acontecido…
Tudo que é limitado gera mais curiosidade
Exclusividade e escassez: tá aí dois fortes gatilhos presentes nessa Olimpíada como um todo. Devido à pandemia, o evento acontece sem público e com restrições de imprensa, então boa parte da cobertura do dia a dia e bastidores, (fora a clássica dos veículos de comunicação) ficou por conta dos próprios atletas, como o Douglas.
Ele mostra o que você não encontra em nenhum outro lugar
Desde que chegou na vila olímpica ele tem mostrado a rotina de preparação, comportamentos e curiosidade locais com muita consistência, da hora que acorda até a hora que vai dormir (agora, com uma pausa pra focar nos jogos) e tem engajado o público mesmo com as 12 horas de diferença de fuso horário de Tokyo para o Brasil.
Primeira olimpíada com Stories como a gente conhece
Um ponto importante que a Beatriz Guarezi apontou na news @bitstobrands , é que essa é a primeira olimpíada com “BBB da vida real” nos Stories. O Rio 2016 já foi o evento com mais fotos no Instagram da história, mas quando ele aconteceu, o Stories estava só começando, era um "bebê". Hoje o "jogo do Instagram" é um pouco diferente e com muito mais potencial. (A Juliette ex-BBB, por exemplo, cobra até R$400 mil por postagem e o Cristiano Ronaldo US$ 1,6 milhão).
Um monte de gente comentando ao mesmo tempo
Eu descobri o perfil do Douglas porque não paravam de falar no Twitter, vi mais gente indicando e comentando que era divertido acompanhar e pronto: assisti e logo enviei pra minha irmã. Fica inevitável não dividir com a roda de amigos porque é natural do ser humano compartilhar emoções, já que isso nos ajuda a nos conectar, e isso leva ao próximo ponto…
Gente como a gente
O viral também só foi assim tão grande por causa do carisma, da personalidade sarcástica e brincalhona do Douglas, que além de ótimo atleta olímpico é “gente como a gente” o que gera identificação e comunica afinidade. Autenticidade que fala? E se ainda por cima tem humor, aí é que tem mais compartilhamento.
Como a Bia Granja da YOUPIX diz: "Influência não é só informar algo, é gerar uma ação, transformar um comportamento".
E se tem uma coisa que o Douglas já conseguiu nessa Olimpíada, foi o ouro no engajamento, e como consequência, motivou muitos a assistirem o evento e resgatarem o espírito torcedor do esporte.
Você já segue ele? Não? Então corre seguir ele agora aqui pra acompanhar tudo isso ❤
Dica bônus: imagina ser contratado pra fazer a cobertura da Olimpíada em Tokyo? siga Caio Braz, que teve a graça alcançada de ser contratado pra isso.