Feed organizado: ter ou não ter?

Métrica X Estética

@tutinicola
4 min readApr 8, 2019

Nessa semana, durante uma consultoria para fotógrafos, surgiu a seguinte dúvida sobre publicar "mosaicos de fotos" e "sequências de 3 fotos" para que fiquem organizadas em uma sequência harmônica no feed.

Resolvi compartilhar aqui a minha resposta e opinião sobre esse assunto!

Se você parar pra pesquisar sobre feed harmônico, feed organizado ou feed perfeito no Google, vai encontrar vários tutoriais e posts ensinando como fazer e dando exemplos de quais aplicativos usar. Mas não discutindo o porquê. Quais as vantagens? Quais os resultados que isso pode te trazer? (principalmente se você é uma marca?) você já parou pra pensar?

Que o Instagram é um local de inspiração, entretenimento e forte apelo visual você já sabe. Sabe também que a estética dos conteúdos é sim importante afinal, precisamos sempre manter a credibilidade e uma boa percepção de valor, através de fotos bem produzidas, uma identidade forte e definida, cores e consistência de marca para fortalecer o branding.

Mas, sabe aquela frase que diz que uma andorinha sozinha não faz verão? Bem, nem só de fotos bonitas se faz sucesso no Instagram. São uma soma de fatores que determinam os bons resultados na rede social.

Tratando-se mais especificamente dos mosaicos (como o exemplo abaixo) eu confesso que eu não indico.

https://postcron.com/image-splitter/pt/

E logo vou dizer o porquê. Mas antes, gostaria de te fazer uma pergunta: quando você clica no aplicativo do Instagram e entra na rede social, qual é a primeira coisa que você acessa? Sua timeline, certo? E acredito que na maior parte do tempo que você gasta ali dentro, passa vendo as fotos de amigos e seguidores, e não necessariamente acessando um por um dos perfis de marcas que segue.

Quando um perfil publica um mosaico, os seguidores que estão "navegando na timeline deles do Instagram" e vão ver apenas pedaços desconexos de uma imagem. Essa sequência isoladas de fotos em grande escala pode incomodar, primeiro porque publicar várias fotos em sequência já não é uma prática comum e segundo, porque sozinhas elas podem parecer estranhas, afinal, só fazem sentido montadas no feed. As fotos do quebra cabeça isoladas provavelmente não vão gerar o mesmo engajamento de uma publicação, muitos posts em um único dia alcançam menos pessoas.

Se o seu objetivo é um feed bonito, ok.

Mas, falando em resultado e se o objetivo é aumentar seus números no Instagram, eu não me preocuparia tanto com o moisaco em si e com a vaidade de um feed perfeito (naquela obrigação nada saudável de publicar 3 fotos sempre juntas para não quebrar a regra). Como falei, as pessoas voltam a acessar o perfil de uma marca poucas vezes, elas acessam MUITO mais (o dia inteiro na verdade hehe) o feed delas mesmo!

As marcas precisam se aproximar do público e seus interesses. Não o contrário. É a marca que tem que chegar até as pessoas, na maioria das vezes, por alcance orgânico através da relevância ou por tráfego pago para engajamento (que é o principal alimento do algoritmo do IG).

E aí claro, se a pessoa entrar no perfil e ver conteúdos interessantes pra ela, pode ter motivos para começar a seguir, mas não é somente a estética que vai segurar ela pra sempre ali. Não é a estética que vai fazer ela comprar de ti.

Aí entra todo o trabalho do marketing digital…a importância de conhecer o público que você deseja atingir… criar conteúdos interessantes, manter uma frequência, interagir e entregar valor.
No caso de fotógrafos, apresentar da melhor forma o seu produto principal (suas fotos) com uma identidade definida e uma proposta interessante, para se diferenciar dos seus concorrentes — focando no que realmente importa.

Conclusão

Eu também acho lindo quando o feed é harmônico, inclusive sigo alguns que mantém esse padrão. Mas dependendo do seu nicho, e acredito que na maioria deles, você terá outras coisas ainda mais importantes para se preocupar com a sua presença no digital.

No final das contas, acredito que é importante encontrar um meio termo. Manter a sua identidade e qualidade mas sem deixar de focar no que realmente pode trazer benefícios para o seu negócio. A pior coisa é você deixar de publicar conteúdos só porque não vão encaixar em uma sequência. Por isso lembre-se: objetivos e métricas sempre em primeiro lugar!

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

Responses (5)