Hey, ho! Let's Grow!

Fire 2017 // o evento obrigatório para quem trabalha com internet

@tutinicola
4 min readAug 21, 2017

"Quando os pais colocam as crianças pra dormir, eles não contam propagandas, eles contam histórias", disse Jonah Berger.

Essa frase do professor de PHD americano, que ouvi no Fire— evento da Hotmart que aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto em Belo Horizonte, fez todo o sentido pra mim.

Se você for analisar, desde sempre as histórias são nossas fontes de aprendizado e nos ajudam a compreender melhor o mundo. Nós amamos ouvir e contá-las, a todo instante fazemos isso de forma natural e, na maioria das vezes, para impressionar as pessoas.

Ao contrário de campanhas, histórias são eternas. Esse é o poder do storytelling.

Falando nisso, vou contar uma pra vocês: a de como o mundo dá voltas. Há pouco mais de um mês atrás eu nem imaginava que iria participar de um baita evento como esse e poder compartilhar aqui sobre ele. Mas a vida sim, é uma caixinha de surpresas e acabei caindo no mercado de uma paixão antiga: a fotografia, com a missão de unir tudo isso com o digital. Por fim, acordei em Belo Horizonte já comendo muito pão de queijo mineiro, como manda o figurino e indo aproveitar esse evento.

Born to be uai

A saga para o Fire 2017, começou com a viagem dessas 11 pessoas aí da foto, de Santa Maria/RS para Belo Horizonte/MG. Foi uma viagem de carro para a capital, 2 aviões, 2 táxis e váários quilômetros percorridos. E pra quem não conhece o evento é, literalmente, uma maratona: foram 2 dias com uma programação recheada das 8h às 22h30. Nesse ano, foram mais de 50 palestrantes e passaram pelo palco marcas como Youtube, Nubank, Coca-Cola, BMW, Neil Patel, Rock Content, Erico Rocha e muito mais.

Equipe Rafael Ferreira

Durante uma das palestras, sentei ao lado de um senhor que se interessou em saber porque eu estava fazendo uma cobertura do evento (~bloco de notas é coisa no passado, a nova moda é tuitar~), comentei que eu era Social Media e, depois de me perguntar o que um Social Media faz, ele me contou rapidamente que ele trabalha em uma indústria metalúrgica e que várias pessoas comentaram que não tinha nada a ver ele ir a um evento desses, já que a empresa tinha 4 grandes clientes, mas que mesmo assim ele foi.
What?? Tirando o fato que todo mundo pode e deve ir no evento que tiver afim, seja de que área for, desde que tenha sede de conhecimento, respondi que ele estava super certo em participar, afinal, TUDO acaba na internet e mais: não aproveitar do potencial dela é "deixar dinheiro sobre a mesa" expressão utilizada durante as palestras do evento.

When we care, we share

Em vários momentos do Fire ficou claro que a porta de entrada pra qualquer negócio na internet é o conteúdo. Parece óbvio, mas hoje não produzimos mais para o nosso quintal, produzimos para o mundo e não se trata de produtos/serviços, nem de vendas. Se trata de estabelecer confiança.

“Os clientes compram nossa cultura. Nosso propósito. Não compram nosso produto”. David Vélez, CEO do Nubank

“As pessoas compram com emoção e justificam com lógica”. Rafael Albertoni

E para estabelecer conexão e despertar a confiança é preciso ter propósito, mas mais que isso: ser autêntico. O sucesso do youtubers que vemos por aí é por que eles utilizam da melhor forma de um ambiente democrático, pessoal e acessível. E espaço não falta na internet: tem também as redes sociais, as lives, os stories, os blogs que não morreram e estão mais fortes do que nunca e a cada dia, novos canais disponíveis. É bom saber que estamos no caminho certo. Mas é preciso também muita mão na massa.

Minha dica principal aqui é: nunca perca a chance de aprender ao vivo e aproveitar o conhecimento de quem sabe muito bem do assunto. Também tem a chance de ler os blogs de quem passou por lá: Neil Patel, da Agência Mestre, Rock Content.
E seja nos negócios físicos ou na presença online deles: não perca a sua essência, afinal aquilo que colocamos no mundo, segundo a Paula Abreu, é uma expressão de nós mesmos. Por isso, não dá pra ter medo de errar, somos todos humanos e estamos no mesmo barco, navegando pelos mares do digital.

_

Se você gostou compartilha, clica nas palmas ou dá um alô! ❤

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

Responses (1)