Mad Men & Relações Públicas
Vi um tweet da Luana Daltro e lembrei de um texto de que escrevi em 2017 sobre a série Mad Man que retrata a vida em agência nos anos 60, mas que também aborda temas como machismo, racismo, alcoolismo, homofobia, Publicidade, e claro, Relações Públicas. Recomendo!
O conteúdo atualizado segue aí:
“Você não é artista. Você resolve problemas”. Don Draper
De nada adianta uma comunicação linda sem resultados. Post sem interação. Presença digital sem estratégia. Números de seguidores sem vendas. Conteúdo sem valor. Conversa sem conexão. Marca sem propósito. Posicionamento sem coerência.
“O profissional que atua como Relações Públicas é pago para resolver problemas e convencer pessoas que não podem ser compradas”. — Ariane Feijo
“Se você não gosta do que está sendo dito, mude a conversa”. Don Draper
Relações públicas é conectar o que uma marca diz que é, com o que ela realmente é, e garantir que isso esteja vinculado positivamente à forma como todos os seus públicos pensam e se sentem a seu respeito.
“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” — Jeff Bezos.
“Emoção é o produto mais difícil de se vender.” Don Draper
As pessoas compram por emoção e justificam com lógica. Compram pela cultura, pela transformação, pelo propósito, pela experiência, pela conexão, pela facilidade, pela identificação. É papel do RP ajudar a conectar a marca com o público emocionalmente.
“As pessoas não compram bens e serviços. Eles compram relações, histórias e magia”. Seth Godin
“Quem trabalha pensando no passado nunca será reconhecido no futuro.” Don Draper
Performance passada não é garantia de um sucesso futuro, ainda mais em um cenário de poucas previsões concretas e muitas mudanças de comportamentos. É preciso se adaptar rápido, ter timing, testar novas ferramentas e respeitar o contexto.
“Insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. Autor desconhecido
“O cliente quase nunca sabe o que quer. Essa é a melhor hora para surpreendê-lo”. Don Draper
O RP ajuda a marca encontrar as pessoas que precisam do que elas mais têm a oferecer. É a arte de conectar pessoas, criar estratégias e estabelecer relacionamentos. Pois quanto mais você atrai, engaja e cria relacionamentos com a sua audiência, maior é a sua chance de vender.
“O melhor tipo de marketing é aquele que não parece marketing.” — Tom Fishburne