O Instagram como ferramenta de marketing para marcas de alimentos

A comunicação de marcas de alimentos através da rede social Instagram influencia a tomada de decisão dos consumidores?

@tutinicola
4 min readMar 28, 2018

Há pouco tempo, finalizei o MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio e o tema do meu artigo final para conclusão foi nada mais nada menos que a rede social queridinha da vez: o Instagram ❤ a rede social que mais vem crescendo nos últimos tempos.

Em 2017, conquistou 100 milhões de usuários em apenas cinco meses. Atualmente, o Instagram possui 800 milhões de usuários ativos mensalmente e a empresa continua a registrar crescimento expressivo.

O sucesso da rede social deve-se ao fato de ser um canal prioritariamente voltado ao compartilhamento móvel de imagens. O formato visual de conteúdo é um dos mais utilizados na internet. De acordo com o próprio site, o Instagram é um local para expressão visual, ou seja, as pessoas o acessam para obter inspiração e descobrir coisas que as interessam, incluindo conteúdo de marcas.

Um estudo realizado pela ForrestResearch em abril de 2014, concorda com a ideia de que utilizar a rede social na estratégia de marketing de uma marca é essencial. A pesquisa apontou o Instagram como a melhor rede social digital para as empresas terem mais contato com seus consumidores.

No meu artigo, abordei o uso da rede social Instagram e busquei compreender se a comunicação de marcas de alimentos através dessa rede social influencia a tomada de decisão dos consumidores, no caso de marcas de alimentos.

Para tanto, realizei um estudo de levantamento, descritivo e com abordagem quantitativa, através de um questionário online com 10 perguntas, divulgado através do Facebook. Dele obtive 110 respostas* e trago aqui, um resumo do que constatei a partir desse estudo.

Através do questionário, pude compreender que o uso do Instagram já é uma atividade comum no dia a dia dos consumidores pois 71,8% dos participantes demonstraram utilizar a rede social mais de 5 vezes ao dia. Outro dado relevante é que 65,5% dos participantes seguem marcas de alimentos na rede social e, portanto, não o utilizam apenas para seguir amigos e familiares.

Além disso, outro comportamento interessante analisado foi que 81,8% responderam que já postaram alguma foto de alimento em sua conta da rede social.

De acordo com Kotler (2017, p. 28), “os consumidores se importam cada vez mais com as opiniões dos outros. Eles também compartilham suas opiniões e compilam enormes acervos de avaliações” e as redes sociais são ótimos canais para isso. Entre as várias áreas que se beneficiam desse canal, está a gastronomia.

Constatei que 32,7% seguem uma marca de alimentos para ver as fotos dos produtos, 29,1% para conferir as opções de alimentos da marca, enquanto que 16,1% dos participantes, para conferir promoções.

Para Gabriel (2010), “Enquanto no Marketing tradicional as ações de promoção de e relacionamento acontecem no sentido da empresa para o consumidor, da marca para o consumidor, hoje é o consumidor que busca a empresa, a marca — como, quando e onde desejar”.

Cada vez mais as marcas precisam se destacar na multidão e conectarem-se de forma significativa para alcançar esse novo consumidor já que as pessoas desejam ver esses conteúdos, e portanto, as marcas precisam entender o que as faz serem atraídas.

Dos entrevistados, 61,8% também disseram já ter recorrido ao Instagram para adquirir informações sobre os produtos que as marcas de alimentos oferecem e 51,8% já compraram algum tipo de produto através da rede social.

Uma pesquisa conduzida pela Barclays no Reino Unido levantou que em 2021, 41% dos consumidores serão influenciados pelas redes sociais, ou comprarão por meio dela, e percebe-se que estamos caminhando nesse sentido!

Segundo respostas, 57,3% já realizaram alguma compra de um alimento logo APÓS ser influenciado por uma foto de produto no Instagram.

Os resultados demonstram que apesar do Instagram ser uma rede social visual e inspiradora, ela pode ser utilizada como um canal de atração ao consumidor em relação aos produtos e serviços de uma marca de alimentos, inclusive, para a venda direta. Os usuários têm utilizado o Instagram para seguir, pesquisar e até realizar uma compra após serem influenciados por uma publicação.

Entende-se que no caso da indústria de alimentos essa estratégia é ainda mais relevante e pode auxiliar no processo de decisão, afinal, através da rede social a marca pode despertar o desejo de consumir um determinado alimento. Dessa forma, acredita-se que quando bem utilizadas, as redes sociais e, principalmente, o Instagram se revela como uma ferramenta que ajuda a concretizar negócios, alcançar clientes e a potencializar um relacionamento que estimule os próprios clientes a partilharem suas experiências!

*Uma das limitações da presente pesquisa está relacionada com o método de amostragem, sendo este por conveniência não probabilísticas, a amostra do estudo não poderá ser considerada representativa da população

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

No responses yet