O melhor emprego do mundo

#SocialMediaDay2019

@tutinicola
5 min readJul 1, 2019

Em junho de 2014 eu comecei a trabalhar profissionalmente e oficialmente como Social Media. Na época eu estava terminando a faculdade e desde então comecei a atender marcas, colocar a mão na massa, errar e acertar e tive a cara e a coragem de me assumir na função.

“Um expert é uma pessoa que cometeu todos os erros possíveis em uma área específica.” Niels Bohr

O título desse texto pode ser pretensioso e até ter uma pontada de exagero (me baseei no título de uma série de vídeos que estava no ar na semana passada e falava sobre a profissão de copywriter ser a melhor do mundo). Mas hoje, 30 de junho, se você se lembra — ou não — é celebrado o Social Media Day e eu quis chamar a atenção de você com esse título pra essa profissão que tanto cresce nesse mundo engajado e conectado em que vivemos.

Tem uma frase do Austin Kleon que diz o seguinte: pode soar extremo, mas se o seu trabalho não estiver online ele não existe. E bem, se antigamente uma empresa não tivesse um site, isso era é péssimo, hoje em dia é assim com a presença nas redes sociais. Não importa o que a empresa faz, vende ou com o que trabalha. Tudo uma hora ou outra, acaba no digital.

Por isso, esse trabalho que — há nem tanto tempo atrás assim — nem existia é e continua sendo tão relevante. Então quis trazer aqui, brevemente, alguns dos benefícios sobre trabalhar na função:

1. Você tem contato com todos os tipos de indústria

Você acaba atendendo marcas de diferentes segmentos, indústrias e áreas em sua caminhada profissional, e se depara correndo atrás de aprendizados sobre coisas que você nunca antes imaginou que estudaria. Isso porque você precisa conhecer o mercado do cliente que está atendendo e o público dele. E aí o aprendizado é duplo: a experiência do gerenciamento e dos resultados daquela marca específica no digital e o aprendizado sobre uma área completamente diferente da sua.

2. Você está (ou deve estar) sempre atualizado

Aconteceu comigo há alguma semanas atrás, eu tinha uma palestra pra fazer, os slides estavam prontos e os dados super atuais e na véspera o Instagram colocou no ar uma nova funcionalidade. É preciso se acostumar que o que você domina já está defasado. Se você é profissional e está acomodado com o funcionamento de algo nas mídias sociais, saiba que a qualquer momento isso pode e VAI mudar. Não adianta chorar. Enxergo isso como uma vantagem pra sua vida profissional. Um ponto positivo, porque esse trabalho não te deixa ficar acomodado, você vai ter que estar sempre estudando, se atualizando, correndo atrás.

3. Você ajuda pessoas e não números

Trabalhar com mídias sociais não é sobre cumprir tabela. Não é sobre quantidade, mas sim sobre qualidade, tanto para o resultado do seu cliente ou marca, quanto para o seu propósito. O conhecimento e a informação muda o mundo. Saber que você pode ajudar as pessoas a melhorarem em algo, sem mesmo conhecê-las é incrível e muitas vezes gratificante quando você recebe o feedback de que aqueles "posts" que para os olhos de alguns são apenas coisas banais, na verdade — para além dos likes — entregam valor sem cobrar nada em troca.

4. Você tem oportunidade de trabalho a longo prazo

Sei que posso estar generalizando, mas frequentemente vejo, fico sabendo, recebo indicação de muitas marcas ou profissionais autônomos que tem a necessidade de um profissional de social media, veja bem, a necessidade já é algo concreto, mas sei que ainda falta a mentalidade digital(mas isso é papo pra outro post). O ponto que quero chegar é que a demanda pelo serviço está aí e há diversas possibilidades para você atuar na profissão: trabalhando em agência, alocado em uma empresa, como profissional autônonomo, home office, consultor, analista ou gerente, e por aí vai.
Mesmo que tudo mude, que as redes sociais como conhecemos acabem ou aconteça uma migração em massa dos canais que temos hoje, ainda assim seu trabalho será relevante, porque não é só sobre canais, tecnologias e ferramentas. É sobre pessoas e comportamentos no digital. Entender o que funciona, o que pode funcionar, por que pode funcionar e sob quais circunstâncias é um grande diferencial.

5. Você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo

Flexibilidade é uma grande vantagem desse trabalho. Em várias ocasiões pude ter a liberdade e oportunidade de trabalhar à distância, fazer meu trabalho independente de onde estivesse. Como falei no item anterior, você tanto pode ser autônomo e não precisa necessariamente ter um escritório local, como também pode trabalhar em uma empresa como home office, dependendo das suas funções. Escute o episódio do podcast SMXplay do SMXP que fala sobre esse tipo de trabalho AQUI.

6. Você se envolve com várias atividades diferentes

Você pode se especializar em uma função de social media específica, mas também pode ser aquele profissional que faz o processo completo. Suas funções vão desde pesquisa, diagnóstico, planejamento, conteúdo, escrita, revisão, e-mail marketing, design, produção de vídeos, fotografia, tráfego, conteúdo, SEO, blogs, e muito mais.

7. Você sabe tudo o que acontece

Se você gosta de estar conectado, conversar com pessoas, utilizar as redes sociais, pesquisar e estar atualizado sobre o mundo então essa é a profissão certa pra você. Você precisa estar sempre à frente, principalmente sobre o mercado do seu cliente mas também sobre os trends do país e do mundo. Saber sobre o que as pessoas estão mais falando? o que está em alta? E de quebra, você também se diverte com memes e fica sabendo sobre as notícias antes de todo mundo.

Seguimos buscando atrair, engajar e converter, estabelecer relacionamentos e conexões com transparência, credibilidade e resultado ❤ E se eu puder fazer um desejo nesta data ao soprar a velinha do Social Media Day é: mais consideração e reconhecimento (inclusive financeiro) por esta profissão tão valiosa nos dias de hoje.

Que a força esteja com você no digital!

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

No responses yet