“O público que se dane!”
Se tem uma frase da faculdade que me marcou foi essa: “O público que se dane!”.
Lembro até hoje dos meus colegas da turma de RP, no primeiro semestre da faculdade, com os olhos arregalados, pensando como seria impossível atualmente alguma empresa falar essas palavras e, além disso, não dar valor ao relacionamento com seus públicos.
A frase foi dita pela professora, que contava sobre os marcos da comunicação empresarial…
Se você não ouviu essa história, vou contar brevemente:
Em 1882 nos EUA, o empresário William Henry Vanderbilt presidente de uma estrada de ferro, havia dado ordem para suspender o tráfego e isso afetaria milhares de pessoas que ficariam sem condições de deslocamento, o que gerou tumulto. O fato chamou tanta atenção que o Jornal Times enviou um repórter para cobrir o caso.
Ao ser perguntado pelo jornalista sobre as providências que iria tomar para restabelecer o tráfego o empresário falou a marcante frase, que virou manchete. Além da crise gerada, o próprio empresário tentou desmentir a declaração tempos depois devido a reação pública.
Pulamos pra 2020 e vemos uma nova versão desse episódio: o maior fabricante de veículos elétricos, a Tesla afirmou que “Não temos mais uma equipe de relações públicas” — o que explica por que a marca não responde às perguntas da imprensa há vários meses.
Segundo matéria do Globo “Sem canais oficiais de acesso para a imprensa, a decisão de Elon Musk sinaliza que ele não se preocupa com transparência, nem com a opinião de seus clientes ou do público geral”.
Para o site PR Daily, “O desligamento não é um caminho para o sucesso e pode resultar em ramificações dramáticas na reputação com consequências de longo prazo. O conselho de comunicação estratégica é um elemento crítico da gestão da reputação. (…) É extremamente perigoso bloquear o fluxo contínuo e livre de informações de uma das empresas mais inovadoras e influentes do mundo, bem como impactar a capacidade da mídia de cobrir com responsabilidade as atividades de uma organização”.
O que você como RP achou disso?