Os principais desafios de Comunicação das empresas durante a pandemia
Impactos de um presente e futuro de incertezas
Em abril, a Aberje lançou os resultados de uma interessante pesquisa com 86 organizações sobre os desafios da Comunicação Organizacional na pandemia de Covid-19 (coletada de 23 e 31 de março).
Obs.: A maioria dos respondentes é do gênero feminino e ocupa posição executiva em sua organização 💪
Alguns pontos importantes da pesquisa com observações minhas:
1) De dentro pra fora
Dentre os processos de comunicação, a comunicação interna foi o mais afetado pela crise, o principal desafio é o de manter os colaboradores engajados e produtivos durante esse período e, claro, proteger a saúde financeira da organização.
Muitas marcas tiveram diminuição das atividades, paralisação total e foram obrigadas a adotar medidas como home office e adaptar seu funcionamento. Então, como em uma queda de avião, a primeira atitude é colocar a máscara em si (na empresa como um todo: produtos, serviços, funcionários) e adotar medidas internas para se manter viva.
Quais processos de comunicação estão sendo ou foram mais impactados:
As principais medidas adotadas, de comunicação interna, segundo a pesquisa foram o sistema Home office, afastamento de profissionais por meio de concessão de férias, banco de horas, redução de jornada e a intensificação do processo de comunicação digital, através da criação de canais, utilização de plataformas e redes sociais e comunicados e reuniões.
Nesse período, é ainda mais importante alinhar o pensamento e atitude do público interno e utilizar da melhor estratégia: a informação.
2) Comunicação digital sem volta
Uma das principais ações/medidas adotadas pela área de Comunicação foi a adequação e criação de novos canais voltados a comunicação digital (69%). Os mais utilizados: as mídias sociais (com Instagram em primeiro lugar) e o portal corporativo.
Acredito que a pandemia acelerou o processo de transformação digital das marcas porque para muitas delas a ÚNICA forma de contato com os funcionários, com os clientes e seus públicos agora é através do online. Portanto, se a marca não tem uma presença digital hoje, ela praticamente não existe. Esse choque reforçou a visão e a mentalidade digital, da noite pro dia, em muitos gestores de marcas e isso vai gerar muitos reflexos daqui pra frente.
3) Adaptação
Além do excesso de demanda e de informações, uma das principais dificuldades da gestão frente a crise tem sido a indefinição de tempo para transferência de agenda/eventos (36%).
Ninguém tem GPS frente essa pandemia, portanto, a saída das marcas é a adaptação. É importante sim planejar a retomada, mas as decisões precisam ser a curto prazo frente aos tempos de incertezas. Criar alternativas, adiar e não cancelar, adaptar pro online, remodelar e reinventar são algumas opções. Novos tempos exigem novos formatos e soluções. As lives estão aí mostrando isso.
4) Agravamento da crise e o papel da comunicação
A maioria dos participantes acredita que a crise da Covid-19 irá piorar nos próximos 3 meses e já prepara ações para enfrentar a situação. As principais mudanças que acreditam que ocorrerão na área de Comunicação são: 47% irá ampliar a utilização de recursos digitais e audiovisuais a partir da implementação de novas tecnologias e ferramentas e 26% irá reduzir o orçamento e a estrutura de pessoas da área da comunicação.
Link pra pesquisa da Aberje na íntegra: http://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/aberje-pesquisaCovid19.pdf
Sempre ouvir dizer que em tempos de crise o primeiro setor a ser cortado é o da comunicação e acredito que quem tiver a mentalidade contrária vai sair melhor dessa pandemia. Agora é a hora de construir/reforçar a mentalidade digital, de estreitar relacionamentos e se posicionar.
A crise atual não é só na saúde, estamos presenciando uma nova era na sociedade e na comunicação, que foi acelerada pelas mudanças que a COVID-19 trouxe, como impactos radicais nos comportamentos, culturas, hábitos de consumo, entretenimento, valores e a forma como as pessoas lidam com dinheiro. Trouxe também a reconfiguração do comércio, de modelo de mercados, de relacionamentos, formas de ensino, necessidades, dores e anseios das pessoas. Frente a todo esse cenário, a comunicação tem papel fundamental e com certeza vamos enxergar ainda mais os efeitos disso tudo daqui pra frente.
Não foi à toa que o tema do SOMA DE CASA, meu curso online com a Danielle Moreira que aconteceu no final de abril, aborda os principais desafios que as marcas estão enfrentando hoje: lidar com a comunicação interna, a gestão de crise, a comunicação e o posicionamento nas mídias digitais e sociais.
Se você chegou até aqui e tem interesse em ter acesso a gravação das aulas na íntegra (com 4 horas de duração no total) com investimento de apenas R$ 57,00, envie um email para: cursosomacomunicacao@gmail.com
Entre no meu Canal do Telegram Marketing Digital e outras casualidades para ver mais: https://t.me/tutinicolarp