Precisamos falar sobre o BBB 2020

@tutinicola
5 min readJan 28, 2020

Não, eu não assisto BBB.

Sim, eu acompanho o assunto da vez pelo Twitter.

E a melhor forma de definir é que definitivamente estou assistindo via memes.

Agora, se você não tá por dentro de nenhuma maneira, deixa eu te explicar brevemente, a edição 2020 do programa tem uma grande diferença: os "influenciadores". Além das pessoas que se inscreveram e participaram das seleções pra entrar na casa, ela conta com participantes já conhecidos do público e busca se agarrar à mentalidade digital, ao marketing de influência e ao engajamento pra se manter relevante.

Essa foi a forma que a Globo encontrou para manter o programa atrativo mesmo depois de 20!! anos e barrar a queda de audiência das últimas edições. E, gostando ou não da "casa mais vigiada do Brasil", eles estão conseguindo…a estreia do programa rendeu mais de 1 milhão de tweets*, e a emissora arrecadou mais de R$ 42,620 milhões em patrocínio de marcas que apostaram na ideia mesmo antes da estreia e vão aproveitar o embalo das personalidades para atingir novos públicos de maneira autêntica.

Uma semana de programa se completa e a decisão de contar com celebridades da web já rendeu algumas reflexões. Então se você é uma marca ou trabalha com digital, vem comigo:

"Mas a TV não morreu?"

O consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos. No mesmo período, o consumo de TV aumentou 24% é o que diz a pesquisa Vídeo viewers do Youtube. Os hábitos mudaram, mas ainda tem uma grande parcela da população que não deixou a TV de lado. O Youtube é o 2º maior canal de consumo desse formato no país, ficando apenas 3 pontos percentuais atrás da líder, a TV Globo.
Além dos telespectadores assíduos, a ideia de trazer os influenciadores é a de "as pessoas como mídia", trazer suas comunidades já estabelecidas na internet para consumir o BBB. Uma troca de audiências entre as partes.

Transmídia

Basta acessar as redes sociais de alguns dos participantes como Gabi Martins, Bianca Andrade, Pyong Lee, Rafa Kalimann e Manu Gavassi, por exemplo, pra ver as estratégias de conteúdo e publicações de pós-confinamento e a integração entre televisão e Instagram, entre a “velha” e a nova mídia.
Quando falamos em transmídia estamos nos referindo ao uso de uma ou mais mídias para contar uma história ou transmitir uma mensagem a determinado público. Em primeiro lugar, isso está ligado a um comportamento muito comum atual: a “segunda tela”, ou seja, as pessoas assistem a TV fazendo outras coisas em paralelo a aquela atenção, como assistir ao conteúdo em vídeo enquanto usa o celular, comentar sobre o programa no Twitter, conversar no WhatsApp com amigos…o que gera buzz sobre o programa e ainda mais visibilidade as personalidades.
Outra sacada é a liberação do uso do celular dentro da casa (segundo a globo, sem conexão de telefone e internet) para os Brothers fazerem fotos e vídeos para publicar no “Feed BBB”, disponível na sala da casa e na internet para o público.

Eles já estão ganhando o melhor prêmio

Após estreia do BBB, Manu Gavassi, foi a pessoa mais seguida no Instagram no mundo (sim, ênfase para a palavra MUNDO) é o que diz o título da notícia* sobre a participante do BBB. A menina que zoava a si mesma porque ninguém sabia quem ela era, ganhou MAIS DE 1 MILHÃO de seguidores em menos de uma semana.
A dinâmica do jogo portanto, mudou. Hoje os melhores prêmios não são necessariamente os carros das provas e todas aquelas vantagens de participar do BBB, o prêmio agora já são os novos seguidores. Escalar a sua audiência, tornar sua marca conhecida e fazer sua comunidade se tornar embaixadora, sem você nem estar perto pra ver.

Planejamento é tudo

Mas como Manu Gavassi ganhou tal visibilidade nacional, praticamente da noite pro dia?, você deve estar pensando.
Foi entre conteúdos publicados simultaneamente no Instagram, Facebook e Youtube dela, memes e o poder da audiência.
Ela, assim como outros participantes, planejou o seu cronograma de conteúdos pra fazer seu plano funcionar. O spoiler do dia 8 de janeiro no seu Twitter revela que ela criou 93 publicações antes de entrar na casa. Haja criatividade e produtividade!

Como Caio Costa apresenta: "Quem não a conhecia, certamente correu para o Google para pesquisar sobre ela, que é atriz e cantora, onde lançou alguns álbuns e participou de produções da própria Globo como a Malhação e o Google Trends comprova isso":

Ela também pode ser lembrada como a primeira BBB a lançar um clipe enquanto confinada. Ela não entrou necessariamente pra ganhar, entrou pra se promover como artista e errada não está!

O melhor marketing é aquele que não parece marketing

Na primeira festa do programa, Bianca Andrade, também conhecida por sua marca de produtos de beleza, a Boca Rosa, discutiu com outra participante e chorou, detalhe: SEM estragar a maquiagem. A internet já associou isso diretamente aos seus produtos e foi uma aula de como fazer branding sem mostrar a marca, já que a própria emissora proíbe a publicidade direta de produtos.

Fonte: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/bbb/bbb20-apos-noite-de-assedio-e-treta-boca-rosa-faz-xixi-na-cama-acordei-molhadinha-32927

Outra estratégia planejada da Youtuber, foi o look da blogueira durante a primeira votação na casa. Bianca apareceu na televisão, em um dos horários de maior audiência e simultaneamente foi publicado no seu Instagram a foto com a roupa, no post a marcação da marca da roupa, do maquiador, fotógrafo e dos seus produtos de maquiagem. Timing, né gurias?
O post certo, na hora certa. Resta saber se converteu em vendas para a marca, mas que teve awareness teve sim!

Social Media em ação!

Maaas, nada disso é feito sozinho. Afinal, eles estão sem acesso a internet na casa. Esse é um belo exemplo de planejamento (como já falamos aqui, com alguns dos conteúdos já tinham sido previamente criados junto do influenciador) mas, muitos também estão sendo publicados agora pela equipe que gerencia seus canais enquanto estão confinados, sem depender diretamente deles. A cobertura dos acontecimentos da casa, o engajamento e o fomento pela torcida dos seguidores, compilados de vídeos deles já dentro da casa (como ESSE do Pyong Lee) são algumas das estratégias pra manter a produção dos conteúdos. Não tem desculpa pra não postar conteúdo!

Vamos continuar de olho nos cases de timing, comunidade, influência e estratégias de marketing que ainda virão dessa edição!

Gostou? Entre no meu Canal do Telegram Marketing Digital e outras casualidades para ver mais:
https://t.me/tutinicolarp

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

Responses (2)