Tudo o que você precisa saber sobre os anúncios do F8 do Facebook
#F82019
Nesta terça-feira (30 de abril) aconteceu na Califórnia a o F8, conferência anual de desenvolvedores do Facebook. O evento apresenta oficialmente as atualizações dos canais da empresa: Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, além de outras novidades. Fiz um resumão e vou compartilhar algumas das novidades e os insights do que vem por aí:
The future is private
As pessoas estão postando menos publicamente e compartilhando mais de forma privada, através de grupos e mensagens, como falei no texto "O dinheiro está no inbox". De acordo com a fala de Mark Zuckerberg no evento, “uma plataforma social privada será ainda mais importante para nossas vidas do que nossas praças digitais”.
Novos comportamentos levaram à mudanças na plataforma. A empresa apresentou um redesign do aplicativo do Facebook, mais clean e focado nos grupos e eventos (que estão carregando a rede social nas costas, digamos assim). Hoje 400 milhões de pessoas fazem parte de grupos na rede — os quais são baseados em interesses comuns. O foco disso tudo? a privacidade. Onde nossos momentos serão vistos apenas pelas pessoas que desejarmos.
"Sabemos que as mensagens privadas, as histórias efêmeras e o compartilhamento em pequenos grupos são, de longe, as áreas de comunicação online que mais crescem". Messenger News
Messenger is the new Social Media
O Messenger continua sendo um forte canal de comunicação com mais de 1,3 bilhão de usuários e também uma ótima ferramenta para empresas através do uso de Chatbots. Uma das novidades anunciadas é que em breve, ele vai se integrar ao Instagram e Whatsapp, com versão para desktop para Windows e MacOS, antes era possível apenas logar em navegadores. (Já era hora, né? O Telegram concorrente do WhatsApp já tinha um ótimo aplicativo faz tempo 😛). Outra recurso apresentado foi o Watch Together para assistir vídeos com seus amigos. O canal está se transformando em uma rede social por si só! De acordo com a empresa, 410 milhões de pessoas se conectam por chat de vídeo no Messenger todos os meses.
O fim do "Troco likes"
A notícia que gerou maior espanto, conversas e polêmicas até agora foi a do anúncio oficial da remoção da contagem de curtidas em fotos e vídeos do feed do Instagram. De acordo com a empresa que está testando a mudança, isso vem para promover a conexão através do conteúdo, e não dos números (bye métricas de vaidade — pelo menos nesse caso). Mas não se preocupe: o dono da conta ainda vai poder ver esses dados, assim como só o dono da conta consegue ver o número de views dos stories, por exemplo. Resta só saber, quando isso vai mudar!
Outras funcionalidades anunciadas foram um sticker para angariar fundos para organizações sem fins lucrativos (por enquanto, só para os EUA) e uma nova câmera: o criate mode para melhorar a experiência e oferecer mais recursos e ferramentas de edição aos usuários.
Outros anúncios:
- WhatsApp: o app vai ser atualizado nesse ano, dentre as principais novidades estão recursos focados em negócios, como o catálogo de produtos e sistema de pagamentos. “Será mais fácil enviar dinheiro para alguém do que mandar uma foto”, disse Mark Zuckerberg.
- Facebook Dating: recurso separado dentro do próprio aplicativo que tem o objetivo de conectar pessoas como foco em relacionamentos. Quando duas pessoas adicionarem uma a outra, uma combinação acontece (Alô, Tinder?)
- Eventos: Nos próximos meses, o Facebook vai lançar uma nova aba “Eventos” para que você possa ver o que está acontecendo ao seu redor, receber recomendações e descobrir empresas locais.
- Marketplace: Em breve, as pessoas poderão enviar itens do Marketplace para qualquer lugar na parte continental dos Estados Unidos e pagar diretamente pelas compras no Facebook. Para vendedores, isso significa chegar a mais clientes e receber pagamentos seguros.
- Compra de criadores/influenciadores no IG: A partir da próxima semana, começarão os testes para compras de looks de criadores de conteúdo sem sair do Instagram. Bastará tocar a tela e comprá-los diretamente no app.
- Night mode: Facebook finalmente vai ter a opção de Night mode (Twitter e Pocket já tinham essa opção!) para melhorar a experiência no app.
- Realidade Aumentada/Realidade Virtual: Mark fez a abertura da pré-venda do Oculus Quest e do Rift S, os dois novos headsets de realidade virtual. Também será lançado o novo Oculus for Business no fim deste ano.
Fonte: Mais informações sobre o primeiro dia de #F82019, AQUI.