Tudo que a luz toca é conteúdo

Porque toda marca pode ser criativa e relevante no digital!

@tutinicola
4 min readJul 26, 2018

Muito se fala em marketing de conteúdo. Mas, publicar algo no digital não é só uma questão de dar ctrl+c ctrl+v em um texto que você encontrou por aí na internet— na verdade está muito longe disso. Muito menos postar publicações só pra “encher linguiça” como dizem aqui no Sul (expressão popular que significa enrolar, preencher um espaço vazio com embromação, ou seja, com informações irrelevantes).

Como já falei por aqui, cada marca não pode exigir atenção, tem que merecer. E esse merecer significa produzir conteúdos altamente relevantes para o seu público-alvo, como forma de ajudá-lo. É você ser digno de receber a atenção daquela pessoa por um determinado tempo pois está entregando algo de valor a ela, seja para entreter, unir forças, compartilhar um novo aprendizado, esclarecer uma dúvida, despertar consciências, contar uma história ou apenas conversar— sem pedir nada em troca.

E ainda de quebra, divulgar (detalhe: sem interromper ou forçar a barra).

O resultado disso é um retorno imediato de boa impressão, impacto e percepção positiva, tráfego para os seus canais, além claro, dependendo do resultado, de quebra transformar você em uma autoridade na sua área. A longo prazo, pode resultar até mesmo em conversão, seja de relacionamento, fidelização ou venda.

Mas como tudo na vida, isso não acontece da noite pro dia e depende de muitos fatores, mas, principalmente da fórmula: conteúdo de qualidade + frequência.

Como falei lá no início, também é importante nesse processo criar um conteúdo PRÓPRIO. Segundo o Meio & Mensagem, "A produção de conteúdo original aumenta a retenção em 10 vezes quando comparado a produções que usam imagens e vídeos de banco pago", ou seja, nosso cérebro presta mais atenção naquilo que ainda não foi visto, que ainda não existe na memória.

“Mas para minha empresa é difícil, é diferente, não tem sobre o que falar” — eles disseram.

Independente do tamanho da sua empresa ou da área que atua, você já tem diversas possibilidades sobre o que criar de conteúdo no seu dia a dia, acredite! Por isso, o título desse texto, baseado na frase da Ann Handley, um dos principais nomes do marketing de conteúdo:

“Everything light touches is content” Ann Handley

Hoje o seu conteúdo é o embaixador da sua marca. Comece certificando-se de que ele está relacionado com a cultura da sua empresa, sua história, suas crenças, seus objetivos e atitudes, sobre a mensagem que você quer passar e a impressão que quer causar. Quer ver como não é impossível?

Um case que gosto muito de utilizar, é o dessa empresa que produz PAPEL ALUMÍNIO:

Além de disponibilizar no seu site diversas receitas, como por exemplo, o passo a passo para fazer uma pizza grelhada grega perfeita para uma festa de verão, a marca dá dicas e técnicas de cozinha no digital.

“Sabemos o quanto você está ocupado, por isso, quando se trata de maneiras de tornar as tarefas da cozinha mais fáceis, a Reynolds KITCHENS® cuida de você”.

Dê uma olhada nos canais da marca e perceba que o produto fica muitas vezes em segundo plano. E isso não é ruim, muito pelo contrário. Eles não precisam falar diretamente e SOMENTE do seu produto e de como ele é bom. Eles mostram na prática.

Outro exemplo mais recente é o da campanha da Stabilo, uma fábrica de CANETAS que resolveu usar de seus famosos marcadores para relembrar as importantes mulheres da História do mundo:

O resultado é incrível:

Uma página de marca que também acredito ser uma bela referência no assunto, é a da Imobiliária Guarida, que ao invés de apenas publicar seus imóveis e posts relativos à venda (como a maioria faz) , dissemina culturas de colaboração e da sustentabilidade através das publicações:

E aí, qual é a sua desculpa para não criar conteúdo relevante?

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

No responses yet