Tudo que você precisa saber sobre uso de hashtags no Instagram
Versão 2020
Chegou o momento do ano de falar sobre a dúvida que sempre vêm a tona quando se fala em Instagram: as hashtags.
Se você não viu, aperte para ler a versão desse texto de 2019 e 2018.
A grande função das hashtags é que elas são clicáveis no Instagram e ao apertar em cada uma delas você verá uma página mostrando todas as postagens marcadas com essa mesma palavra-chave. As pessoas também podem optar por seguir hashtags, o que significa que podem ver sua postagem com hashtag em seu feed, mesmo que (ainda) não o sigam e essa é uma boa vantagem.
Porém trago verdades: a hashtag não é um passe de mágica que vai salvar o seu posicionamento no Instagram. Vejo que muitos apostam suas fichas e depositam muita expectativa que ela será fator decisivo em atingir mais pessoas. O fato é que ela é apenas uma pequena peça perto de toda a ferramenta.
Não tem atalho…
Se você quer alcance você precisa pagar, fazer anúncios segmentados, pois o Instagram como toda rede social também é uma mídia. E caso você deseje fazer isso de forma orgânica, foque principalmente em ficar mais próximo e amigo do algoritmo, afinal, se você assim como muitos o considera um inimigo, o melhor que tem a fazer é juntar-se a ele. Estude sobre como alimentar o algoritmo, mas principalmente, estude sobre o seu público. É o conteúdo que você entrega a ele que vai ajudar também no seu alcance, engajamento e sucesso na rede social.
Dito isso, vamos voltar a elas e a algumas dicas…
1. Teste
Nenhum perfil do Instagram é igual ao outro, portanto, o que funciona pra uma marca, não necessariamente vai ser igual para a outra, por isso o mais importante de tudo é testar se a hashtag é realmente relevante pra você, comparando os seus próprios resultados. Fez alguma diferença postar com ou sem hashtag? Verifique e avalie.
💡✨ Dica: Na publicação que você fez utilizando hashtag vá em> informações da publicação> deslize para cima e veja o número de impressões que vieram através das hashtags — válido para perfis comerciais).
2. Número de Hashtags
Muitos gostam e precisam se basear em números, então não vou deixar vocês na mão. De acordo com o Hootsuite no mês de junho, "O consenso é que cerca de 11 hashtags é um bom número para começar. Mas o número mais comum de hashtags para usar no Instagram está entre 1 e 3".
3. Onde encontrar as hashtags populares?
Se você pesquisar uma hashtag no Instagram, verá quantas postagens usam essa hashtag. Você também verá uma lista de outras hashtags populares relacionadas a essa, usando palavras semelhantes. Porém…
4. Cuidado com a generalidade!
Utilizar as hashtags mais populares vai fazer você "competir" com outros perfis globais, o que não vai ajudar muito a expandir o seu público dependendo do seu segmento. Além disso, no digital, o quanto mais segmentado for o seu conteúdo melhor é para você atingir o público específico que você quer e gerar identificação e claro, a tão desejada conversão, o que você não consegue utilizando uma tag tão ampla. Pra quem é? deve ser a pergunta central de qualquer estratégia.
Usar algumas dessas hashtags amplas pode até mesmo atrair bots, spammers e outros usuários que não têm a intenção de se envolver com você de nenhuma forma significativa.
5. Qual o seu objetivo?
A hashtag normalmente está ligada ao conteúdo do post/imagem e deve ter um objetivo específico pra um público específico. Vou dar um exemplo: no caso de fotógrafos eles podem querer que seu post alcance o seu público final, ou seja, aqueles que queiram contratar o seu serviço com objetivo de vender, ou alcançar outros fotógrafos e perfis de fotografia em busca de relevância para o seu trabalho.
Para alcançar clientes o ideal é criar anúncios segmentados para cada persona, já que é muito genérico alcançar, por exemplo, noivas pela #casamento, onde há pessoas de todos os lugares do mundo. É praticamente um tiro no escuro.
Já no segundo caso, eles podem utilizar de hashtags como uma estratégia para que suas fotos sejam repostadas em outros perfis de Instagram que reunem fotos de fotógrafos, para que suas fotos viralizem com o objetivo apenas de awareness. Exemplos de hashtags utilizadas:
#visualmasterz #shoorts #creative_portraits #portraitpr0ject #ourmoodydays #majestic_people #portraitmood #moodyfilm #moodyports #portraitsedition #portraitvision #portraitpage #portrait_mf #portraits_vision #gramslayers #portraitcentral #portrait_vision #portraitgames #bravogreatphoto #earth_portraits #globe_people #gramkilla #hvmansouls #porsuitofportraits #portraitstream #portraitmood #glob_visuals
6. A melhor hashtag
A melhor hashtag para sua marca pode ser aquela que você mesmo cria. Uma hashtag de marca é simplesmente uma tag que você cria para promover sua própria marca, produto, evento, campanha ou ação. Se você fizer com que seu público embaixador a utilize e divulgue, melhor ainda!
Exemplo: no meu trabalho, utilizamos a hashtag #bepro que é o nome do curso, a hashtag #alunobepro que é utilizada por alunos do curso ao postarem seus trabalhos e também temos hashtags específicas para cada evento que fazemos como a da #semanabepro e a #beproexperience que foi nosso evento presencial.
Curtiu? Foi útil? Então deixe 👏🏻 aqui do lado e ajude compartilhando ❤
Entre no meu Canal do Telegram Marketing Digital e outras casualidades para ver mais: https://t.me/tutinicolarp