Você está atento a essa métrica do Instagram?

Porque você precisa começar a acompanhar os posts salvos do Instagram

@tutinicola
4 min readSep 1, 2019

Quando os usuários estão rolando o feed do Instagram, basicamente eles tem as seguintes opções de se envolver com a sua publicação:

  1. Curtir
  2. Comentar
  3. Enviar
  4. Salvar

ou seja…

  1. Quando alguém dá um like, consciente ou inconscientemente está demonstrando ali o seu apoio, deixando uma pista que gostou daquilo, através de dois cliques: o curtir.
  2. Já os comentários (ainda mais em tempos de ocultação de likes) tem um peso ainda maior, por dois motivos: eles te ajudam a ter uma classificação maior frente ao algoritmo, visto que quanto mais conversas aquele post tem, a rede social vai entender que é relevante e vai mostrar para mais pessoas. E também em termos de aparência e prova social.

3. A opção enviar, significa que a pessoa lembrou de alguém que pode curtir aquilo e quer mostrar isso pra mais pessoas, compartilhando a publicação por mensagem ou ainda publicando no seu story.

4. Enquanto isso…os posts salvos significam que aquela pessoa gostou o suficiente daquele conteúdo para querer encontrá-lo facilmente mais tarde. Ela salvou em um álbum privado para ver novamente a qualquer momento no futuro e isso tem muita relevância.
A funcionalidade está disponível no Instagram desde abril de 2017. Você já olhou pra ela?

💡✨ Dica de ouro: Instagram is the new pinterest? Será? Você pode criar álbuns nos salvos do Instagram e usar como portfólio pessoal de referências e inspirações. Assim você também pode encontrar mais fácil aqueles posts que fizeram sentido pra você e te ajudaram de alguma forma. Aqui estão os meus:

O salvar portanto, é praticamente o oposto de uma métrica de vaidade, afinal, não vai ficar visível. Outros usuários não têm como saber quantas pessoas salvaram uma postagem e talvez por isso, as pessoas ainda não deram tanta importância a ele.

Mas os posts salvos tem muito a dizer…

A primeira coisa é que ele é um indicativo de qualidade. Você está entregando o que seu público realmente deseja ver. Você pode analisar quais são os mais salvos e ter uma ideia de qual conteúdo você deve seguir entregando na rede social. Se for um post de produto, você pode entender qual produto o seu cliente mais gosta. Você também pode notar qual formato é melhor: você tem mais saves em posts de vídeo, fotos, gráficos, com dicas?

Os salvamentos também são ótimos para prolongar a vida útil de suas postagens do Instagram, pois os usuários revisitam o conteúdo salvo meses após a publicação original. A ideia aqui é oferecer conteúdos duradouros, ou seja, sem data de validade e que sejam de valor.

Por fim, os posts salvos TAMBÉM ajudam a combater o algoritmo. Afinal, o alimento do algoritmo do IG é o engajamento e o salvar também é um ponto a mais quando se trata disso. As postagens que nos mantêm no Instagram por mais tempo são vistas pelo Instagram como postagens com alto envolvimento, segundo Hackernoon nesta publicação.

Portanto, o Instagram prioriza aqueles conteúdos com mais saves a ter mais visibilidade. É como sinalizar um e-mail seu com um estrela, como importante.

Então como analisar?

Para poder ver se suas postagens foram salvas, você precisará ter conta comercial no Instagram. Isso permite que você realmente veja o que funciona no seu feed. Depois é só ir até sua publicação> Ver informações> e ver quantos saves ela tem.

https://www.instagram.com/rafaelferreirafotos/

Você também pode acessar > Informações> Conteúdo > Publicações do feed — ver tudo > e filtrar "salvamentos" para analisar e comparar o desempenho de todas as publicações ao mesmo tempo.

Portanto, se você quer ver realmente com o que seu público está envolvido, é hora de começar a rastrear os posts salvos do Instagram como mais uma métrica de desempenho.

--

--

@tutinicola
@tutinicola

Written by @tutinicola

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.

Responses (1)