Welcome to your future!
Fire Festival 2018 // o evento obrigatório para quem trabalha com internet
Depois de 14 horas de viagem de Belo Horizonte/MG à Santa Maria/RS, chego com a bagagem cheia de gratidão, insights e novas perspectivas. É a segunda vez que participo do Fire promovido pela Hotmart e dessa vez a experiência foi bem diferente!
Trabalhar em um mercado de educação online é um aprendizado diário, tanto porque o digital muda muito, mas, principalmente porque os comportamentos também. No ano passado, eu estava iniciando no universo dos lançamentos, hoje a visão e a maturidade pode-se dizer que já é bem maior e a prática também. Aqui está parte da equipe que respira essa realidade todos os dias:
O FIRE reuniu inovação, entretenimento e empreendedorismo de formas únicas. Nesse ano, foram 3 dias de evento, palestras em 2 palcos simultâneos e até festival.
Se você quer ler sobre a experiência do Fire 2017, aqui está o post:
Hey, ho! Let’s Grow!
Como de praxe por aqui, trouxe um pouquinho do que foi falado por lá e apresento os insights de algumas palestras pra vocês ❤
#1 Construa o seu império sem sair de casa
Só usar de apelo comercial no marketing não funciona mais já faz algum tempo e o Mairo Vergara, professor de inglês online e top 1 de vendas da Hotmart, apresentou 3 fatores que utiliza para alcançar sucesso em suas estratégias no marketing digital: foco no produto, domínio completo de uma única estratégia de vendas e oferta de muito conteúdo grátis. Nesse último ponto, ele se baseia na teoria do Gary Vee, em seu livro Nocaute, que ensina que devemos aprender a dar jabs, em vez de só desferirem ganchos de direita, momento em que você faz a venda.
"Os jabs podem ser qualquer coisa que ajude a preparar o terreno para seu pedido comercial (…) quando você desfere os jabs, você não está vendendo nada. Não está pedindo que seu consumidor se comprometa com nada. Só está compartilhando um momento juntos". Gary Vaynerchuk
Basicamente a estratégia de Mairo (que você pode conferir ao segui-lo na internet) é construir um Império de conteúdo. Criar conteúdos gratuitos, de qualidade e práticos para os seguidores todos os dias, durante 361 dias por ano sem pedir nada em troca, e em apenas 4 deles aí sim vender. O resultado disso é que quando você gera mais valor do que qualquer outro produtor de seu mercado, a única opção de seu cliente é comprar de você.
#2 Você está respeitando o tempo das pessoas?
Essa foi uma das reflexões que o Murilo Gun apresentou na palestra que tratava sobre reaprendizagem criativa. Ele citou o exemplo de que há teorias por aí de que as pessoas só assistem vídeos de 8 minutos, mas deixou claro que não existe essa regra, afinal, Netflix também é internet e as pessoas assistem 8 horas seguidas. A grande questão é entregar valor no tempo que for necessário e envolver o seu ouvinte em um conteúdo que instigue a melhoria de suas performances, porque muitas vezes, as pessoas apenas assistem as aulas, mas não estudam. A fala de Kiko Loureiro (uma das palestras que mais curti) complementou essa ideia, ao contar sobre o ensino de um novo instrumento:
“Tocar não é treinar. Se fosse só fazer, taxista seria piloto de fórmula 1”. Kiko Loureiro
Logo, quem é produtor na internet tem um poder de transformação imenso e precisa utilizá-lo para realmente mudar a vida de quem os consome.
#3 Honre o tempo que você gasta produzindo conteúdo
A Paula Abreu, do Escolha sua Vida, foi a primeira mulher a conquistar 7 dígitos em 7 dias com lançamento de curso online, sem gastar um real com tráfego. No Fire, ela deu uma aula de mídias sociais e contou um pouco sobre a estratégia que usa para a produção de conteúdo. A dica principal é desmembrar um bom conteúdo principal em outros formatos, como por exemplo, a partir de um vídeo do Youtube, transformar seu áudio em um podcast, em um post de blog ou um conteúdo de email, sempre mantendo a consistência no seu discurso.
Ela também frisou a importância de algo simples (e que até pode parecer meio óbvio), mas que muitos não utilizam da melhor forma a seu favor: os call to actions e os uso dos links nas etapas certas da jornada do seu seguidor.
“Quem está nas mídias sociais mas não tem botão, não tem estratégia”. Paula Abreu
#4 Achou que eu não ia falar da Anitta hoje?
Uma das atrações mais esperadas do evento, foi a cantora Anitta, que esteve presente pra falar sobre carreira e empreendedorismo. Pode-se dizer que o resumo do sucesso das estratégias da cantora (que acompanhamos através da mídia, dos lançamentos dos clipes, músicas novas e parcerias) é o timing + inovação (e uma equipe de 50 pessoas que abraça as loucuras dela).
Ela contou que já deixou de lançar músicas na véspera do planejado por analisar fatores externos e ter feeling de que não daria certo. Já o projeto Check Mate foi o contrário, planejado em um mês antes do lançamento.
"Ser previsível é algo que a internet não perdoa. Se você é, você não vai conseguir ter resultados maiores. Aposte sempre em novas estratégias. (Anitta)
Anitta acredita que a melhor estratégia de marketing é aquela que é a melhor para você naquele momento.
Foram 3 dias de muitos cases e insights! O tweet a seguir, resume muito bem como você se sente depois de participar desse evento:
Agora? Agora é hora de fazer acontecer, afinal, já estamos no futuro!
Nos vemos em 2019! ❤